O coordenador técnico do DNIT – Departamento Nacional de Infra-estrutura- em Mato Grosso, Sergio Magalhães, anunciou ontem, em Sinop, que será construída uma balança às margens da BR-163 para pesagem de carretas e caminhões. O local ainda está sendo definido mas deve ser nas proximidades do Posto Gil. Magalhães esteve reunido com lideranças políticas e empresariais tratando da recuperação da BR-163 entre Sinop e Santa Helena- que está em estado muito critico. A previsão – não oficial- é iniciar o tapa buracos em 10 dias.
Ele disse que a balança será um dos instrumentos que ajudará a evitar que carretas e caminhões continuem rodando com excesso de peso “danificando a pista”. Geralmente no período chuvoso surgem mais buracos na BR-163 – principal via de ligação do Nortão com o Sul.
O coordenador disse aos diretores de transportadoras, que estavam na reunião, ser “inadmissível que caminhão ande com 80 toneladas em uma rodovia que tem 25 anos como é a BR-163 e que não suporta tanto peso”. “Vamos colocar balança e os empresários e motoristas que continuarem transportando cargas com exceso de peso vão ser obrigados a deixar o excedente nas balanças”, advertiu o coordenador.
Ainda não foi confirmado quando começam as obras.