Cada vez mais próxima de se tornar uma realidade acessível a uma grande quantidade de pessoas e empresas, a certificação digital promete trazer maior segurança, privacidade e comodidade para transações financeiras e comerciais, além de baratear procedimentos e simplificar a burocracia.
Por meio da certificação digital, que nada mais é que um arquivo eletrônico de identificação do titular, o intercâmbio de informações trocadas pela rede de computadores passa a ser feito com dados criptografados. Desta forma, apenas as máquinas envolvidas na operação, e que possuem o certificado, são capazes de traduzir os códigos das mensagens.
Este mecanismo de segurança faz com que a certificação digital se torne tão única quanto a assinatura de uma pessoa, o que lhe concede o amparo legal e a confiabilidade para garantir transações e negócios antes só efetuados através de documentações impressas.
Em busca da abrangência da tecnologia
Embora alguns bancos já ofereçam a certificação digital para o acesso de empresas ao internet banking, esta tecnologia ainda é específica de cada instituição e não possibilita a geração de negócios, como operações de câmbio ou de seguros.
Para tornar esta certificação restrita mais abrangente e democrática, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a Receita Federal e o Instituto de Tecnologia da Informação (ITI) assinaram um protocolo no começo deste ano que viabiliza a assinatura de documentos eletrônicos e transações bancárias. O nível de segurança deste procedimento deve seguir o padrão do e-CPF e do e-CNPJ, que são as versões eletrônicas destes documentos.
Uma vez implementada, esta medida fará com que as certificações digitais tenham validade em todos os ambientes eletrônicos que utilizem a tecnologia. Ou seja, deixa de existir a necessidade de cadastramento isolado em cada sistema específico dos bancos ou demais instituições.
Como esta certificação é reconhecida legalmente, assim que se tornar disseminada pelo mercado ela capacitará os usuários a realizarem negócios pela rede como se estivessem negociando com papéis. Vale destacar que as transações financeiras entre os bancos e o Banco Central já são realizadas por meio da certificação digital.
Atendimento personalizado
O contribuinte que possui alguma forma de certificação digital, como o e-CPF, e-CNPJ ou o Certificado Digital da SRF (Secretaria da Receita Federal) tem um canal de atendimento direto pela internet, chamado de Serviço Interativo de Atendimento Virtual-Receita 222.
Através do Receita 222, o contribuinte pode checar sua situação fiscal junto à Receita Federal, emitir comprovantes de arrecadação, ou corrigir erros no preenchimento do Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), por exemplo. Para maiores informações, acesse o endereço da Receita Federal na internet: www.receita.fazenda.gov.br.