PUBLICIDADE

Volume de atendimento no PA em Sinop no natal fica abaixo da média

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde de Sinop constatou que o Pronto Atendimento (PA) teve movimento tranqüilo no final de semana prolongado e, especificamente, no Natal.
Mesmo com as unidades dos Postos de Saúde da Família (PSF’s) trabalhando em sistema de rodízio, durante o período de recesso, nenhuma delas esteve aberta no dia de ontem. Os atendimentos, tanto de urgência e emergência como as consultas de rotina, foram concentrados no PA.

De acordo com o secretário de Saúde, Valério Gobatto, pouco mais de 500 pessoas foram atendidas nos três dias. No sábado, foram registrados em torno de 150 pessoas. Já no domingo e na segunda-feira, foram atendidas, exatas, 196 pessoas/dia.
Gobatto revela que, no geral, houve um aumento nos pequenos acidentes (domésticos). A diferença, segundo ele, é que nos finais de semana costuma-se haver um aumento nos registros de casos de acidentes graves envolvendo, inclusive, vitimas de trânsito. “Este final de semana, em específico, foi bastante promissor. Apenas quedas, luxações. Nada de grave”, ressalta ao revelar que a média de atendimento diário é de 200 pessoas.

Ainda segundo o secretário, o mesmo sistema deverá ser mantido para o próximo final de semana, que também será prolongado. Ele alega que mesmo não havendo nada de grave que precisou ocupar os leitos de estabilização, o PA esteve e estará pronto para atender os casos de urgência e emergência. “Por esse motivo e por experiências em anos anteriores, vamos manter a escala habitual”, informa admitindo saber que poderão estar correndo risco, pois sabe que o Ano Novo é sempre uma data mais complicada.

O prefeito, Nilson Leitão, diz que aos poucos a população está se conscientizando e enxergando os avanços da atual administração. Leitão lembra que de quando assumiu seu primeiro mandato em 2001 até hoje conseguiu conquistas muito importantes para Sinop.

Para Leitão, as conquistas e os avanços obtidos na área da saúde são inegáveis. “Hoje somos um pólo efetivo para atender toda a região e também todo o Estado de Mato Grosso”, compara ao apontar o funcionamento do próprio PA e também a implantação de aproximadamente 20 PSF’s, em sua administração. No entanto, ele admite que será muito difícil colocar a saúde no mesmo patamar da educação, onde Sinop aparece entre os 10 melhores municípios do país em qualidade de ensino. “Sei que a saúde é algo que temos que estar constantemente melhorando e investindo, mas sei também que já melhoramos muito em vista do que era antes”, afirmou, através da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE