Desde o último dia 12, está apta para receber os dejetos líquidos a lagoa facultativa, localizada próxima ao aeroporto, que faz parte do projeto de sistema de esgoto sanitário do município. A informação é do gerente da empresa Águas de Alta Floresta, Antonio Manoel. Com isso, as empresas limpa-fossas do município já podem contar com um local adequado para depósito do esgoto e não precisam mais despejar no lixão municipal.
O depósito de esgoto no lixão foi proibido pelo Ibama, por degradar o meio ambiente. Antonio Manoel disse ainda que a implantação dessa lagoa, faz parte de um projeto maior, que compreende o sistema de esgoto em 70% do município, que deve ficar pronto até outubro do ano que vem.
“Esse sistema vai compreender a instalação de um reator anaeróbio, uma lagoa facultativa (que já está pronta) e uma lagoa de maturação”, explicou. O projeto, segundo ele, terá um investimento de R$6,186 milhões, sendo que 70% dos recursos serão através de financiamento pela Caixa Econômica e 30% da empresa. As verbas já estão liberadas.
“Alta Floresta deverá ser o primeiro município do Nortão a receber um sistema de esgoto completo, através de estações elevatórias que levarão esses dejetos, com sistema de bombeamento, ao reator e finalmente à estação de tratamento desse esgoto”, explicou o gerente. Atualmente, Alta Floresta tem 18 km2 de rede de esgoto e, com a conclusão do projeto, será ampliada em mais 44 quilômetros.