Uma estação meteorológica moderna e informatizada será instalada em Alta Floresta ainda neste ano. A conquista foi feita através da Fundação Agroambiental da Amazônia (Funam). De acordo com Vander de Freitas Rocha, diretor operacional da Funam, a estação será implantada pelo INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, através do 9º Distrito de Meteorologia de Várzea Grande.
A Fundação Agroambiental foi fundada há cerca quatro anos, sendo responsável pela produção de fungos para combate e controle da cigarrinha das pastagens e a broca do café. “O projeto de controle biológico está diretamente relacionado com as mudanças climáticas e essa estação em muito vai nos auxiliar”, afirmou Rocha, ao Só Notícias.
O laboratório da entidade está instalado na comunidade Ouro Verde, (25 quilômetros da cidade) e tem capacidade para produzir mil quilos do produto por dia. A estação será instalada no mesmo local, devendo beneficiar todos os municípios da região que fazem parte do chamado “portal da Amazônia”.
O diretor da Funam ressaltou ainda que os dados registrados na estação serão disponibilizados também para acadêmicos da Unemat, em Alta Floresta.