PUBLICIDADE

Controladores de vôo depõem dia 20 sobre queda de boeing no Nortão

PUBLICIDADE

A possível falha na comunicação da torre de controle com os pilotos do jato Legacy, causando o acidente aéreo com o boeing da Gol, em que 154 pessoas morreram, no Norte de Mato Grosso, no dia 29 de setembro, pode ser esclarecida durante o depoimento dos controladores de vôo, marcado para os próximos dias 20 e 21, pelo delegado de Polícia Federal, Renato Sayão.

A confirmação foi feita ontem, pelo próprio delegado, que esteve em Sinop tratando sobre o caso com o juiz federal Charles Renaud Frazão. O depoimento deve esclarecer se o controlador autorizou o Legacy manter a altitude de 37 mil pés, a mesma do Boeing da Gol, até o aeroporto de Eduardo Gomes, em Manaus.

A autorização contradiz o plano de vôo do jato, que saiu em 37 mil pés de São José dos Campos (SP), e previa a descida para 36 mil pés quando sobrevoasse Brasília e subida para 38 mil pés a partir do ponto Teres (localizado a 480 km de Brasília), até a capital amazonense.

O delegado também deverá ouvir os pilotos do Legacy, que devem continuar no Brasil após ser indeferida, ontem, a liberação dos passaportes. Em seus primeiros depoimentos eles alegaram que perderam contato com a torre após sobrevoarem Brasília e mantiveram a orientação. Mas, segundo a aeronáutica, nestes casos, quando há perda de contato com o controle, os pilotos devem seguir o plano de vôo.

Sayão espera dar mais agilidade às investigações a partir da determinação da Justiça Federal de Sinop para a liberação dos dados da caixa-preta do jato e das gravações da torre de controle, que estão em poder do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

O Cenipa terá, após ser notificado, 48 horas para liberar os dados. A Justiça Federal também prorrogou, por mais 30 dias, o prazo para conclusão do inquérito que apura as causas do acidente. O delegado Renato Sayão disse que espera concluir os trabalhos neste período. “Se não houver nenhuma perícia que atrase a conclusão acho que consigamos concluir e depende do Ministério Público ficar satisfeito com o que apresentarmos, se ele achar que é insuficiente teremos que prorrogar”, concluiu.

Leia mais
Juiz de Sinop manda liberar dados da caixa-preta de boeing
Justiça de Sinop nega liberação de passaportes de pilotos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programa SER Família Capacita realiza mais de 14 mil capacitações em Mato Grosso

O Programa SER Família Capacita, da secretaria estadual de...

Apostador de Mato Grosso fatura R$ 408 mil na Lotofácil

Um apostador de Itiquira (358 quilômetros a Oeste de...
PUBLICIDADE