Já está confirmada para o dia 19 de setembro de 2007 a inauguração da catedral de Sinop, a primeira do Nortão. A obra está em andamento e deve ser intensificada a partir de janeiro, com o lançamento da campanha ‘contagem regressiva de 250 dias’, programada para o dia 31 de dezembro.
Segundo o presidente da comissão pró-construção Mauri Rodrigues (ex-secretário de Finanças e Obras em Sinop e ex-presidente do DETRAN), todos os preparativos para a inauguração da catedral, que tem capacidade para duas mil pessoas e é uma das maiores da região Centro-Oeste, estão em andamento.
Ontem, o bispo diocesano Dom Gentil Delazari reuniu-se com a comissão e padres do município para tratar sobre o assunto. Ainda faltam ser construídos o piso, avaliado em cerca de R$ 480 mil, o forro, a pintura, a praça e também ser feita a colocação de 320 bancos, entre outros trabalhos.
No ano passado a obra teve grandes avanços. Foram investidos cerca de R$ 340 mil para a conclusão das torres frontal e laterais, portas, 35 janelas, vidros. Também foi iniciada a construção da capela do santíssimo e a pia batismal, que estão parcialmente concluídas.
A maioria dos investimentos é feita por meio de doações, promoções e contribuições mensais de doadores.