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Prefeitura de Nova Mutum implanta redutores de velocidade por conta própria na BR-163

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Carregando faixas e cartazes com frases que incitavam a valorização da vida, cerca de 400 funcionários de um frigorífico de Nova Mutum fizeram uma marcha silenciosa entre a sede da indústria e a BR-163, num trecho de 800 metros. O protesto, lembrou a morte da colega de trabalho Rosângela Dias, de 24 anos, na última terça-feira. Ela foi atropelada pelo veículo Saveiro CLI, placas AII 7454, conduzido por Laércio Gaperini, quando tentava atravessar de bicicleta a rodovia, por volta das 19h e morreu na hora.

Este não é o primeiro caso de atropelamento que acontece nas imediações do km 596 da rodovia federal. No dia 30 de outubro, outra funcionária da indústria, Irma Gonçalves Muniz da Silva, de 28 anos, foi atropelada por um caminhão por volta do mesmo horário. O histórico de vítimas fatais e lesões corporais decorrentes de acidentes ao longo de 10km da BR163 no perímetro urbano de Nova Mutum é antigo e extenso, envolvendo também funcionário de outra indústria. Os dois frigoríficos geram 1.500 empregos diretos.

Ao contrário das demais cidades de Mato Grosso que margeiam a BR-163, em Nova Mutum não há nenhuma espécie de redutor de velocidade na rodovia, ou seja, não há qualquer controle sobre a velocidade dos veículos, o que dificulta a travessia. A solução do problema recai sempre sobre a prefeitura de Nova Mutum, que é cobrada por isso. A administração municipal por conseqüência cobra do DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre, órgão responsável pelas rodovias federais, uma solução, entretanto nada foi feito pelo órgão neste sentido.

A última solicitação encaminhada foi no mês de junho. Através de ofício o prefeito Adriano Pivetta formalizou mais uma vez a necessidades de ações urgentes para viabilizar a segurança das pessoas que precisam atravessar a BR e também dos que transitam por ela. A prefeitura cobra ainda a formalização de um convênio que prevê a construção de travessias urbanas, a duplicação do trecho e a adequação dos trevos de acesso a cidade, num investimento total de aproximadamente 5 milhões de reais.

Lombadas – Diante da morosidade do DNIT em fornecer os subsídios necessários para a construção das lombadas, está programado para amanhã, sexta-feira, o início da construção de 09 redutores de velocidade no perímetro urbano da BR-163, que serão feitas por conta própria da prefeitura. Segundo consta, a sinalização necessária para executar o serviço já está sendo providenciada.

A BR-163 é a principal ligação entre Mato Grosso e o estado do Pará. É pela BR-163 também que a região Médio Norte e Norte escoa a sua produção para outras regiões do Brasil, além de ser a principal via de ligação com a capital, Cuiabá. Por estas e outras razões a rodovia é extremamente movimentada.

Segundo informações da Policia Rodoviária Federal, delegacia do Posto Gil, 76% dos veículos que passam diariamente pelo posto de fiscalização, são de carga. Isso representa 3.674 caminhões. Destes, 70% seguem em direção da Nova Mutum pela BR-163 e o restante vai em direção à Diamantino pela BR-364.

Informações também dão conta que passam diariamente no Posto de Fiscalização, tanto no sentido capital interior, como interior capital, cerca de 940 automóveis, o que representa 19,45% do trânsito; 140 ônibus (2,90%) e 79 veículos enquadrados em outras categorias (1,63%). Somando tais números teremos um fluxo diário de 4.833 veículos circulando pelas respectivas BRs.

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