O problema da falta de um local para depositar o esgoto em Alta Floresta, finalmente está sendo resolvido. Foi assinado na última terça-feira, um termo de ajustamento de conduta entre Prefeitura Municipal, Ibama, Sema, Promotoria de Justiça e a empresa Águas de Alta Floresta que permitirá o uso do atual lixão por mais 45 dias, prazo este que a empresa terá pra concluir a estação de tratamento de esgoto.
A prefeitura se comprometeu a fazer a recuperação da área degradada, nos dois hectares onde funciona o lixão. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Ibama vão fiscalizar o cumprimento desse termo. O Ministério Público atuou como mediador e irá cobrar judicialmente caso Ibama ou Sema comuniquem o não cumprimento do acordo. Para o chefe da regional do Ibama, Rodrigo Dutra da Silva, esta foi uma das melhores soluções encontradas, pois evitará maiores problemas com a falta de destinação para os dejetos e ainda garantirá a recuperação da área degradada.
O lixão tinha sido interditado há cerca de um mês, pelo Ibama, que alegou que a prefeitura não tinha licença ambiental para depositar o esgoto na área, a céu aberto, prejudicando o meio ambiente. Com a interdição, empresas que faziam recolhimento do esgoto não tinham onde depositá-lo. A prefeitura foi autuada em R$50 mil e uma empresa limpadora de fossa que foi flagrada despejando esgoto no local, recebeu uma multa de R$2 mil.