Um projeto desenvolvido por acadêmicos e professores do curso de Economia, da Unemat de Sinop, foi apresentado durante a 16ª ExpoCiências da Universidade Autônoma Gabriel René Moreno (UAGRM), de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, na semana passada.
O grupo apresentou dados sobre a área de logística agroindustrial da região, levantados durante as pesquisas, que começaram a ser desenvolvidas em 2004. Entre eles a localização e construção de armazéns e indústrias em Sinop e região. O principal objetivo é definir locais adequados para construção de novos armazéns e indústrias que facilitem o desenvolvimento da atividade agroindustrial na região.
Os estudos poderão apontar estratégias que possibilitem a minimização de custos e tempos, considerando fatores ambientais, climáticos, econômicos, principalmente na produção de soja e arroz, que são crescentes na região. A feira também reuniu trabalhos acadêmicos, tecnológicos e científicos de universidades de vários países.
O coordenador do grupo de pesquisa, doutor Gilberto Sisto Fernández, avaliou positivamente a participação dos acadêmicos no evento. “A participação do grupo de pesquisa atraiu o interesse da UAGRM em futuras colaborações em cursos e projetos de pesquisa nessa área, mostrando interesse também nas publicações do referido grupo”, destacou.