No município de Nova Mutum, 195 pessoas participam do curso de boas práticas na manipulação de alimentos, desenvolvida pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), em parceria com o Senai. Do total de participantes, foram dividas sete turmas, com cerca de 27 alunos cada. A primeira delas iniciou o treinamento nesta segunda-feira, no Centro Social Cultural.
A capacitação é um treinamento de oito horas obrigatório para o trabalho em uma unidade frigorífica, que abrirá 300 vagas de emprego na cidade. As inscrições para o curso foram feitas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine/MT).
De acordo com o supervisor de um dos postos do Sine, Lucio Mário dos Santos, a maioria dos alunos é de Nova Mutum. “Apenas 13 dos participantes são da comunidade Ranchão, que fica a 40 km da cidade. Infelizmente não tivemos a inscrição de moradores de municípios vizinhos como Lucas do Rio Verde, Sorriso, São José do Rio Claro, Diamantino, entre outros”, destacou.
Vale lembrar que a participação no curso não garante a contratação na unidade frigorífica. Os treinamentos encerram no dia 09 de novembro.