Equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (SAAES) estão fazendo um levantamento em todos os bairros para descobrir ligações clandestinas na rede de abastecimento de água tratada. As estimativas são que o número de irregularidades atinja duas mil após o término das vistorias nos bairros. Só no mês de agosto foram 362. Denúncias também são feitas diariamente no SAAES. Se for considerado o número atual de ligações no município – 22 mil- os furtos de água podem corresponder a 10% do total. Grande parte das ligações clandestinas é detectada nos bairros que integram o sistema do Boa Esperança, entre eles Jardim das Nações, Maringá, Europa, Maria Vindilina, Nossa Aparecida e Ipê.
Enquanto este trabalho é realizado, a procuradoria jurídica também está definindo os procedimentos que serão adotados nos casos em que as irregularidades forem comprovadas. As denúncias poderão ser efetivadas na Polícia Civil e o consumidor poderá ser indiciado.
Outra preocupação do SAAES é que a prática da ligação clandestina também compromete o abastecimento das residências que estão localizadas em pontos denominados periféricos, ou seja, que estão no final da rede. As denúncias de irregularidades podem ser feitas através do telefone gratuito (0800 647-6060) e a pessoa não precisa se identificar.