PUBLICIDADE

PT sofre perda significativa em suas bancadas

PUBLICIDADE

Após conseguir eleger, em 2002, o maior número de deputados estaduais de todo o Brasil (147), o PT sofreu durante a gestão Luiz Inácio Lula da Silva – e, agora, nas últimas eleições- perda significativa em suas bancadas.

O PT acabou, nos últimos quatro anos, com nove deputados a menos do que elegeu em 2002, devido à troca de partidos. Nas urnas, perdeu mais 12 cadeiras. O saldo negativo foi de 21 deputados.

Para o cientista político Marco Antonio Teixeira, da FGV-SP, além da crise federal, há problemas regionais que culminaram no mau desempenho nas urnas. “Há um escândalo nacional que contamina o regional. Existe um desgaste das lideranças.”

Na região Sul, por exemplo, onde Geraldo Alckmin (PSDB) teve mais votos que Lula, o PT terá nove deputados estaduais a menos do que possui na atual legislatura.

Em 1998, o PT elegeu 90 deputados estaduais. Em 2002, a eleição dos deputados estaduais ocorreu no rastro de Lula, fenômeno chamado de “onda vermelha”. Neste ano, o PT deixou de ter deputados em todos os Estados. Não elegeu ninguém em Roraima. Apenas PSDB e PMDB têm representantes em todas as Assembléias.

Gleber Naime, coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT, confirma a queda. Apesar do retrocesso, afirma que “o PT está acima do nível de 1998.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE