O volume de ações ajuizadas na Vara do Trabalho de Sinop, até o mês de agosto, foi o maior do Estado. De acordo com o juiz William Corrêa Ribeiro, foram encaminhados 2.025 processos este ano. No ano passado foram 3.250. O crescente número de ações ajuizadas no município, coloca a Vara entre as 50 com maior movimentação do país.
“Em 2005 ficamos com a 23ª posição no volume de ações encaminhadas durante o ano. Diante desses dados estatísticos verificamos que Sinop já comporta a instalação de mais uma vara. Mas para isso depende de lei federal”, explicou o magistrado, ao Só Notícias. As primeiras posições são de grandes centros industriais, como São Paulo, Campinas, São Bernado dos Campos e Volta Redonda.
Segundo ele, o volume de ações no município passou a ter um crescimento expressivo a partir de 2002. “Sinop hoje é uma vara que ultrapassa os números de outras varas e, através de estatísticas, constatamos que isso passou a ocorrer a partir de 2002”, acrescentou. O maior número de causas é do setor madeireiro, já que gera milhares de empregos. “Em Sinop, também constatamos que há um número grande de contratos num período muito curto, de no máximo dois anos, que gera um revezamento maior”, destacou.
Apesar do grande volume de novas ações, a maioria já foi solucionada. Dados apresentados pelo juiz apontam que nesse mesmo período foram resolvidos 1.747 processos, tanto por sentença ou acordo entre as partes, ficando pendentes apenas 746. Outros 66 processos encaminhados em 2005 também aguardam sentença.
“Isso indica que estamos fazendo dentro do possível para dar vazão a essa demanda”, acrescentou. Este ano a Vara de Sinop também realizou um total de 3.346 audiências para tentar buscar conciliação entre as partes envolvidas, oitiva de testemunhas e aplicação da sentença.
Em todo o Estado são 26 Varas Trabalhistas. Só em Cuiabá são nove e, em Rondonópolis, duas.