Começa em novembro em todo Estado o período da Piracema que deve ir até fevereiro. Durante os três meses, só será permitida a pesca com vara ou linha de mão para os ribeirinhos ou às pessoas que vivem da subsistência. Conforme Jackson Medeiros, responsável pela Sema (Secretaria do Estado de Meio Ambiente) de Sinop, aqueles que desrespeitarem a legislação durante este período poderão pagar multas, além de responderem processos por crime ambiental.
Ano passado, durante a Piracema, em alguns municípios do Nortão, como Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, foram apreendidos mais de 500 quilos de pescado. Também foram aplicados quase R$ 400 mil em multas. Em Sinop, foram apreendidos algumas redes, espinhéis e anzóis.
A proibição tem com objetivo permitir o ciclo de reprodução dos peixes, garantindo o sustento de muitas famílias e atividades econômicas que dependem diretamente da pesca, na próxima temporada. Fazem parte da regional de Sinop os rios Teles Pires, Rio Verde, Arinos, Celeste, Nandico e Von Steinen.