Os eleitores que não votaram no último domingo devem justificar o voto até o final do mês de novembro. Para fazer a justificativa deve comparecer ao Cartório Eleitoral e preencher o formulário. Em Sinop, cerca de 13 mil eleitores não compareceram às urnas nestas eleições, equivalente a 20.5% do eleitorado.
Em toda a 22ª Zona Eleitoral, que possui 92 mil eleitores, foram quase 20 mil abstenções. Os municípios de Feliz Natal e União do Sul tiveram os maiores índices de abstenção. No primeiro, um quarto do eleitorado, de 6.315 eleitores, não votou. Já em União do Sul o índice chegou a 26%, com um total de 710 abstenções.
Em Vera 1.536 eleitores também não compareceram para votar no domingo. Nos municípios de Cláudia e Santa Carmem os índices de faltosos foram 21.39% e 22%, respectivamente.
O eleitor que não justificar a falta ficará em débito com a Justiça Eleitoral. Entre as restrições estão a não permissão para se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, bem como exercê-la, entre outras.