A região Norte de Mato Grosso elegeu 7 (dos 24) deputados estaduais neste domingo e terá uma bancada forte a partir de janeiro. A principal base eleitoral de José Riva (campeão de votos) é Juara; A de Dilceu Dal Bosco e Juarez Costa é Sinop: A base de Mauro Savi e José Domingos foi Sorriso: de Otaviano Pivetta, Lucas do Rio Verde, onde foi prefeito e, de Ademir Brunetto, o município de Alta Floresta.
Os deputados reeleitos e eleitos falaram, ao Só Notícias do desempenho eleitoral que tiveram e da representatividade da região a partir de 2007. Dilceu Dal Bosco (PFL) foi reeleito com 30.159, ficando com a 9ª posição entre os mais votados no Estado. “Foi altamente positivo esse resultado, dentro da minha expectativa, uma vez que sempre trabalhamos com a possibilidade de atingir de 28 a 30 mil votos, então foi muito bom” disse ele. Dilceu disse ainda que vai continuar os trabalhos no ritmo que vinha desenvolvendo. Para Sinop, ele destacou 3 metas a serem atingidas: a implantação do Jardim Botânico, o anel viário e a implantação do gabinete itinerante para prestação de serviços nos bairros. Para o Nortão, ele pretende continuar viabilizando junto ao governo do Estado projetos de asfaltamento, sendo que o de Vera a Feliz Natal, Cláudia a União do Sul e Cláudia a Marcelândia já são compromissos a serem cumpridos junto com o Governo do Estado.
Juarez Costa (PMDB) , que disputou pela segunda vez uma vaga na Assembléía, vai para o primeiro mandato tendo o maior número de votos em Sinop e chegando a 24.631 em todo o Estado. Ele destacou que o resultado teve respaldo e ajuda do candidato a vice-governador eleito, Silval Barbosa e do coordenador da campanha de Blairo, Baiano Filho. “Estamos colhendo o que plantamos, não só em Sinop, mas em toda a região”, enfatizou. Ele deve sentar com a equipe do governador Blairo Maggi esta semana para definir algumas metas de trabalho para o ano que vem e tentar viabilizar recursos no orçamento de 2007. Juarez disse que sua maior preocupação é com a geração de empregos para Sinop e região. “Até porque sempre foi o clamor a falta de emprego e vamos buscar colocar de imediato estas pessoas que estão desempregadas num posto de trabalho”, destacou. Juarez Costa deve reassumir a cadeira na Câmara de Sinop até dezembro. Sobre a possibilidade de disputar a mesa diretora da Assembléia disse que ainda deve discutir com outros deputados eleitos do partido.
O deputado Mauro Savi (PPS), atual líder do governo na Assembleia, foi reeleito com com 31.600 votos, ficando em 8º no ranking dos mais votados. Ele destacou ao Só Notícias que ficou satisfeito com o resultado da eleição porque saiu de 17 (em seu primeiro mandato) para 31 mil votos. “Foi um reconhecimento que comprova o meu trabalho nos 123 municípios onde fiz votos. Na nossa base, tivemos um candidato muito forte, que eu respeito e fomos buscar votos em outras praças”, explicou. Para o segundo mandato, segundo ele, a meta vai ser geração de emprego e renda para o Nortão, através de instalação de novas indústrias. “Pretendo sim buscar uma vaga na mesa diretora da assembléia legislativa”, afirmou.
O ex-prefeito de Sorriso por 3 mandatos, José Domingos Fraga Filho (PFL) foi eleito como o 11º mais votado para deputado estadual. Ele fez 28.869 votos, dos quais 15.679 votos foram feitos em Sorriso. Ele avaliou positivamente a campanha, mas lamentou o que chamou “abuso de poder econômico” do seu principal concorrente. “Apesar das dificuldades de estrutura da minha campanha, fui o mais votado em Sorriso, prova de que tenho um trabalho relevante no município e região”, afirmou. Ele destacou que pretende trabalhar de forma organizada, com os demais deputados. “É a primeira vez que a região Norte faz um terço da assembléia na região e vamos buscar obras estruturantes, apoiando o setor madeireiro, o produtor rural, políticas públicas na área ambiental e geração de emprego e renda”, concluiu. Ele afirmou que pretende sim articular para conseguir uma vaga na mesa diretora. “Me julgo capaz, com uma experiência razoável no poder público e vamos buscar uma vaga”.
Ademir Brunetto, do PT, foi o único eleito de Alta Floresta, com um total de 19.460 votos. “Tivemos muito trabalho corpo-a-corpo e uma equipe muito grande, com boas propostas”, avaliou. Ele destacou que vai buscar melhorias para toda a região com ênfase para a agricultura familiar. “Nosso trabalho vai se dirigir ao médio Norte e Nortão, aliados ao Governo Estadual e Federal, sempre em benefício a região”, salientou. Empresário e veterinário, Brunetto também disse que vai sentar com líderes do partido e ainda deve avaliar se vai pleitear uma vaga na mesa diretora.
Pela terceira vez consecutiva o deputado José Riva (PP) chega ao final de uma disputa eleitoral como o parlamentar mais votado de Mato Grosso. Em 1998 obteve 29.777 mil votos e em 2002, 65.389 – conseguindo, proporcionalmente, alcançar a marca de deputado estadual mais votado do Brasil. Na eleição deste ano, o líder progressista atingiu exatos 82.799, representando 5,72% do Colégio Eleitoral Estadual. “Trabalho e confiança em Deus. Esta é a fórmula que sempre deu certo. Agradeço toda a liderança que apoiou minha candidatura, a minha equipe de assessoria e, principalmente ao eleitor que confiou mais uma vez no meu trabalho. Tenham certeza que o nosso compromisso será mantido”.
A renovação das cadeiras na Assembléia Legislativa foi registrada em 58,3%, um recorde na história recente do Poder Legislativo. Dos 24 deputados, 10 conseguiram se reeleger dentre os 18 que tentaram um novo mandato.
O deputado Otaviano Pivetta não foi localizado por Só Notícias.
(Atualizada às 08:01hs)