PUBLICIDADE

Tarso sinaliza que Lula irá para debates com Alckmin

PUBLICIDADE

O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) reconheceu que a eleição presidencial será definida no segundo turno e sinalizou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá participar dos debates eleitorais com o tucano Geraldo Alckmin (PSDB). O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou o novo pleito para o próximo dia 29 de outubro.

“No segundo turno, vai ter oportunidade de discutir programas e o futuro. São duas posições de governo nítidas: uma do governo atual e outra de um governo que já esteve no poder por oito anos. Agora haverá muito debate e não será debate desigual de três contra um”, disse.

Pesquisas Datafolha e Ibope, divulgadas no sábado, já indicavam essa possibilidade. Segundo ele, faltou pouco para o petista Luiz Inácio Lula da Silva vencer no primeiro turno.

Tarso disse ainda que o presidente está “honrado” com a votação que recebeu e, no segundo turno, irá demonstrar que sua proposta “não só é a melhor para o país, como será no futuro”, disse. “A votação do presidente Lula foi espetacular, faltou um pouquinho para ganhar a eleição no primeiro turno. Mas vamos para o segundo turno discutir o futuro do país, discutir um programa”, disse Genro.

Na opinião de Genro, houve um “cerco político muito grande” contra a candidatura de Lula. Segundo ele, Lula não ganhou no primeiro turno “porque não chegou a 50% dos votos [válidos].”

Segundo turno

Os eleitores brasileiros voltam às urnas no próximo dia 29. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve 48,79% dos votos e não conseguiu encerrar as eleições neste domingo. Com 98,06% das urnas apuradas, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, recebeu 41,43% dos votos e vai ser o adversário de Lula no próximo turno das eleições 2006.

A candidata do PSOL, Heloísa Helena, teve 6,85% dos votos, enquanto o representante do PDT, Cristovam Buarque, recebeu 2,67%. O TSE registrou 2,73% de votos em branco e 5,7% de votos nulos.

O quadro repete as eleições de 2002, quando Lula também enfrentou um tucano em dois turnos: o ex-ministro da Saúde José Serra (que venceu hoje a eleição para governador de São Paulo). No primeiro turno da eleição de 2002, Lula teve 46,44% dos votos contra 23,20% de Serra e o derrotou no segundo turno com 61,27% dos votos ante 38,73% do tucano.

Até a penúltima pesquisa divulgada pelo Datafolha, no dia 27 de outubro, Lula tinha 53% dos votos válidos e Alckmin, 35%. Levantamento divulgado ontem pelo instituto, entretanto, já indicava a possibilidade de segundo turno, com o petista aparecendo com 50% dos votos válidos e o tucano, com 38%.

Para que um candidato seja eleito sem a necessidade de realização de um segundo turno, ele precisa ter 50% mais um dos votos válidos. Pesquisa do Ibope e do Vox Populi, também divulgadas ontem, apontaram a mesma tendência do levantamento do Datafolha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Motociclista cai em valeta após colisão com outra em bairro de Sinop; assista

Duas motocicletas Honda Biz se envolveram em um acidente,...

Corpo de jovem é encontrado no rio Teles Pires em Sinop

O corpo de Renan Marcos Gomes, de 21 anos,...

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...
PUBLICIDADE