PUBLICIDADE

Assentamento de Nova Mutum pleiteia R$1,8 milhão pelo Pronaf A

PUBLICIDADE

Caso todos os orçamentos de projetos que estão sendo elaborados pela EMPAER de Nova Mutum para famílias do assentamento Pontal do Marape forem aprovados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e os requerentes não tiverem qualquer tipo de restrição cadastral que impeça o Banco do Brasil de liberar os recursos, a agricultura familiar de Nova Mutum vai receber um incremento de aproximadamente 2 milhões de reais até o final deste ano.

A EMPAER local concluiu na primeira quinzena desse mês a coleta de informações pra a elaboração dos projetos. 120 famílias do assentamento estão pleiteando os recursos. Cada uma delas deve receber 16.500 reais para investir em infra-estrutura e atividades que proporcionem subsistência e geração de renda. A coleta de informações foi coordenada engenheira agrônoma e supervisora da Empaer local, Alessandra Faxina, com a auxilio de dois técnicos, Vivaldo Silva e Carolina Tonetto.

Antes de começar a coleta de informações para os projetos, a Empaer reuniu os interessados para uma palestra de conscientização. “Nessa ocasião explicamos as normas do financiamento e já falamos também sobre viabilidades, atividades que podem ser interessantes, enfim, tiramos dúvidas e damos um rumo para os trabalhos”, explicou. Depois disso, a equipe visitou in loco todos os interessados para levantar os dados necessários.

Segundo Alessandra, o Pronaf A visa atender exclusivamente famílias assentadas através de projetos de reforma agrária, como é o caso do Pontal do Marape e também é uma das linhas de crédito que exigem um detalhamento maior de informações para que os recursos seja efetivamente liberado. Entretanto, isso deve ocorrer ainda este ano. “Os projetos serão encaminhados no início de outubro para o MDA e acreditamos que em dezembro comessem as liberações”, disse.

O Assentamento Pontal do Marape está localizado há cerca de 150km da cidade de Nova Mutum e possuí 358 lotes. Muitas famílias que residem no assentamento já tiveram acesso ao Pronaf. Essa leva que está sendo preparada agora, diz respeito a proprietários de lotes que ainda não haviam sido homologados pelo INCRA. Para pagar o financiamento os assentados têm carência de três anos e após isso em 07 parcelas anuais, com juros de 1,15% ao ano. Quem pagar em dia tem um bônus com 40% de rebate sobre o valor da parcela a ser paga.

Pronaf – O Pronaf é uma linha de crédito do Governo Federal que atende diferentes segmentos da agricultura familiar. Depois de ter acesso ao Pronaf A as famílias podem requer financiamentos do Pronaf A/C, que é para custeio, na ordem de 3 mil reais e a demais segmentos a exemplo do Pronaf B, C D e E. Dependendo da renda familiar o interessados pode pleitear recursos na ordem de até 36 mil para investimento e 28 mil para custeio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE