O TSE- Tribunal Superior Eleitoral- negou registro de candidatura a deputado estadual para o ex-prefeito de Cuiaba Roberto França. O relator do processo, ministro Cezar Peluzo tomou esta decisão porque o ex-prefeito teve as contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) quando ele comandou a prefeitura de Cuiabá entre 1995 e 2002, além de inadimplência com multa aplicada pelo TRE.
O ex-prefeito tinha conseguido registro no Tribunal Regional de Mato Grosso, mas o Ministério Público recorreu e o TSE indeferiu o registro.
O ex-prefeito defende-se argumentando que aplicou R$ 210 mil na reforma da Casa do Alferes e que o valor é bem maior que o firmado com o Ministério da Cultura. França também afirma que já pagou 28 das 60 parcelas de R$ 409 da multa levada durante a campanha de 2002 quando tentava disputar o governo, mas acabou desistindo e mudando de sigla para apoiar o atual governador.
A assessoria jurídica da coligação do ex-prefeito vai protocolar recurso no TSE para tentar garantir a candidatura dele a deputado.