A transmissão da apuração dos votos na 43ª Zona Eleitoral de Sorriso também deve ser feita em sistema via satélite, adotado este ano pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para repasse do resultados das seções eleitorais mais distantes. Esse sistema permitirá a totalização dos votos em todo o Estado no mesmo dia da eleição.
Além de Sorriso, a 43ª Zona Eleitoral também abrange o município de Nova Ubiratã. O sistema deve ser instalado em regiões mais distantes da comarca. “Em Ubiratã temos algumas regiões distantes e fomos agraciados com esse monitoramento via celular globalsat de modo que vamos tentar cumprir a orientação da presidencia do tribunal em totalizar os dados no mesmo dia”, destacou o juiz eleitoral Cláudio Roberto Zeni Guimarães.
A 43ª Zona Eleitoral tem 40.687 eleitores. Sorriso concentra a maioria, são 35.605 pessoas aptas a votar nestas eleições. A Justiça Eleitoral determinou 31 locais de votação na comarca, sendo 24 em Sorriso e outros sete em Nova Ubiratã. O número de seções eleitorais é de 108, com 10 agregações de urnas.
Em todo o Estado serão instalados 47 telefones via satélite. Nestas eleições, Mato Grosso terá 6.500 seções distribuídas em seus 141 municípios, algumas com mais de 500 quilômetros de distância da sede. Somente em comunidades rurais, muitas de difícil acesso, serão 522 locais de votação. Outras 29 seções ficam em aldeias indígenas.