Há pouco mais de um mês das eleições gerais, que acontecem no dia 1º de outubro, a Justiça Eleitoral está intensificando os preparativos para o dia da votação em Lucas do Rio Verde. A juíza eleitoral Leilamar Aparecida Rodrigues disse, em entrevista ao Só Notícias, que está orientando os eleitores sobre a importância do voto e a participação no dia da eleição. Em 2004, o município teve um dos menores índices de abstenção do Nortão, nas eleições municipais, com 9%. “Estamos mais próximos da campanha eleitoral e nós começaremos a estar orientando os eleitores da importância do voto, de estarem presentes na urna fazendo a escolha de seu candidato”, destacou.
Segundo a magistrada, quase todos os mesários que trabalharão nas eleições no município foram convocados. Em toda a 21ª Zona Eleitoral, que também abrange Tapurah, Ipiranga do Norte e Itanhangá, serão 364 mesários distribuídos nas 91 sessões eleitorais. Os treinamentos para os convocados acontecerão em setembro.
Um dos pontos positivos destacado pela juíza é o cumprimento das determinações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos candidatos e partidos, durante o período de campanha. “Eles estão cumprindo todas as determinações, tanto os candidatos quanto os partidos”, acrescentou. Até o momento, segundo Leilamar, nenhuma denúncia foi efetuada.
Em setembro também devem ser vistoriados os locais de votação do município. Dois deles ficam na zona rural, em Groslândia e Itambiquara. O transporte para os eleitores da área rural também está sendo definido e o itinerário deve ser divulgado no dia 15 de setembro.