A primeira pesquisa Datafolha após o início do horário eleitoral traz uma reviravolta na corrida pelo governo do Ceará. O candidato Cid Gomes (PSB) cresceu 15 pontos e passou de 35% para 50% nas intenções de voto. Em segundo lugar vem Lúcio Alcântara (PSDB) –que caiu de 44% (na pesquisa anterior) para 37%.
O crescimento de Cid Gomes é tamanho que ele, do segundo lugar na pesquisa anterior, agora venceria no primeiro turno, com 56% dos votos válidos (excluindo os brancos e nulos).
O candidato do PSOL, Renato Roseno, oscilou de 2% para 1%. Salete Maria (PCO) ficou com 1%. O Desembargador José Maria (PL) e o Tcel Gondim (PSDC) não atingiram 1%.
Segundo turno
Num eventual segundo turno entre Cid e Alcântara, o pessebista aparece com 53% das intenções de voto contra 39% do tucano.
A pesquisa Datafolha ouviu 999 eleitores entre os dias 23 e 24, e foi encomendada pela “TV Jangadeiro” e o jornal “O Povo”. A margem de erro é 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Ceará com o número 17.637/2006.
O Ceará é o oitavo maior colégio eleitoral do país e o terceiro maior do Nordeste.