Pesquisa Ibope realizada entre os dias 15 e 17 de agosto em 61 municípios do Rio Grande do Sul mostra que o presidenciável tucano Geraldo Alckmin lidera na intenção de votos dos gaúchos. Alckmin tem hoje 45% das intenções de votos contra 39% de Lula, num eventual segundo turno. Em junho Lula e Alckmin apareciam tecnicamente empatados em um eventual segundo turno, com 42% (para o petista) 39% (para o tucano). Desta vez, Na pesquisa estimulada anterior para o primeiro turno, Lula tinha 39%, e Alckmin, 26%. Na nova, Lula tem 34%; Alckmin, 29%. Heloísa Helena (PSOL) passou de 8% para 16%.
A rejeição a Lula entre os gaúchos continua a mais alta entre os candidatos à Presidência da República, com 34%, contra 15% do candidato tucano. Heloísa Helena tem 18% de citações.
O Ibope ouviu 1.008 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa, encomendada pela RBS, foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número 52.645/06.
Em São Paulo, Alckmin também está na frente de Lula, de acordo com a última pesquisa. À nível nacional, porém, Lula lidera.