O promotor de Justiça do Rio Grande do Sul, Marcelo Roberto Ribeiro, inicia a programação de palestras do 2º Encontro dos Promotores do Júri de Mato Grosso. Ele irá abordar o tema ‘Atuação no Plenário do Júri: Casos Emblemáticos’, às 8h30min, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).
Na seqüência, o procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional (Caop) do Ministério Público Estadual (MPE), João Batista de Almeida, conversa com os colegas sobre os ‘Aspectos Controvertidos Sobre a Quesitação’. Após o intervalo do almoço, será discutida a ‘Inexigibilidade de Conduta Diversa: Aspectos Doutrinário e Jurisprudencial Aplicados ao Plenário do Júri’, com o promotor de Justiça de São Paulo, André Estefam Araújo Lima. O evento será encerrado às 16h30min, após tribuna livre.
Segundo o procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, a realização do evento faz parte de um compromisso da Instituição com os promotores que atuam no Tribunal do Júri. Isso porque, avalia, a expectativa da população sobre a garantia de justiça é maior na tribuna. Diz ainda que o encontro visa estimular os promotores quanto ao amor, motivação e a dedicação ao júri, já que o promotor de Justiça é, antes de mais nada, um cidadão que busca uma sociedade melhor. O evento é realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).