PUBLICIDADE

Juíza nega pedido do PSDB para evitar uso de entrevista

PUBLICIDADE

A juíza auxiliar da propaganda do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso Marilsen Andrade Adário negou deferimento, neste domingo, “por absoluta falta de amparo legal”, à Ação Cautelar Inominada nº1.178/06, interposta pelo Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB contra 4 partidos e 3 coligações. Na ação, o partido pedia a concessão de liminar que proibisse, à todas as coligações e partidos requeridos na ação, a divulgação por qualquer outro meio, inclusive no horário eleitoral gratuito, da matéria publicada na revista “Veja” e “Època”, que circulou neste domingo (20), contendo entrevista concedida pelo empresário Luís Antonio Vedoin, com acusações contra Antero Paes de Barros, envolvendo o candidato na máfia das “sanguessugas”.

Em sua decisão, a magistrada sustenta que a mera reprodução de matérias jornalísticas ou de publicação de revistas de circulação nacional não encontram-se no rol dos proibidos. “(…) a recente Lei nº 11.300/2006 não vedou as imagens externas nas propagandas eleitorais do horário gratuito. O que está proibido, conforme disposto no artigo 32, inciso II, é o uso de trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de alguma forma degradem ou ridicularize candidato, partido político ou coligação”, disse.

Segundo a juíza, o direito à honra e à imagem é garantido pela Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso IX, “Tais direitos, no entanto, revelam-se plausíveis no caso concreto, quando efetivamente violados ou lesionados. Isto porque, em se tratando de propaganda eleitoral, o próprio artigo 243 traz, em seu parágrafo 1º, a ressalva de que o ofendido por calúnia, difamação ou injúria, sem prejuízo da ação penal competente, poderá demandar no juízo cível, a reparação do dano moral contra o ofensor e, solidariamente, contra o partido político deste. Além disso, poderá o ofendido requerer o direito de resposta, nos termos do parágrafo 3º do mesmo artigo de lei já mencionado”, relata Marilsen em sua decisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE