Encerrado o prazo oficial para a apresentação da primeira parcial da prestação de contas das campanhas, previsto para este domingo (06) o TRE constatou que nem todos os candidatos protocolaram suas contabilidades parciais (que devem ser entregues nos dias 6 de agosto e 6 de setembro).
O quadro inicial, apresentado pela equipe da Coordenadoria de Controle Interno (Cocin) do TRE, apontou os candidatos aos cargos de deputado estadual e deputado federal como os mais ausentes nessa nova etapa das eleições, incorporada por força da lei nº 11.300/2006, também conhecida como mini-reforma eleitoral.
Somente os candidatos ao cargo de governador, em sua totalidade, apresentaram as contas parciais ao TRE.
Diferente do que foi divulgado anteriormente, apenas 6 dos 8 candidatos ao Senado protocolaram a contabilidade no TRE. Não prestaram contas à Justiça Eleitoral: Manoel Novaes, candidato ao Senado pelo PSC, e Janete Oliveira de Carvalho, candidata ao Senado pelo PC do B.
O balanço apresentado pela COCIN/TRE aponta a entrega de:
– 8 contas de candidatos ao Governo do Estado.
– 6 contas de candidatos ao Senado Federal.
– 65 contas de candidatos a deputado federal, de um total de 107 candidaturas registradas.
– 128 contas de candidatos a deputado estadual, de um total de 203 candidaturas registradas.
– 16 contas de comitês financeiros, de um total de 27 comitês registrados no TRE.
Segundo informação da equipe da COCIN/TRE, os candidatos, mesmo sem terem arrecadado ou gasto alguma quantia, deveriam apresentar sua prestação de contas parcial.
O candidato que não entregou seu balanço de campanha poderá ter ressalvas apontadas em sua prestação de contas final, que será analisada após as eleições.