A relação dos 747 mesários que vão trabalhar nas eleições de outubro, em Sinop, será divulgada hoje pela 22ª Zona Eleitoral. Eles vão trabalhar nas mais de 180 seções eleitorais do município. O chefe do cartório eleitoral, José Hamilton Pexe, explicou que todos os convocados receberão uma intimação em casa e terão os nomes publicados em edital.
Caso estejam incapacitados de trabalhar no dia da votação, os eleitores devem apresentar uma justificativa no prazo de cinco dias úteis. Os convocados que não se apresentarem e não comparecerem na seção designada, poderão ser multados além de ficar com situação irregular junto a Justiça Eleitoral.
“Entendendo que houve má índole, o Ministério Público pode entrar com uma ação contra o faltoso. Isso dificilmente acontece, mas não está descartado”, acrescenta. Todos os mesários passarão por um treinamento antes das eleições. A primeira etapa será no dia 02 de setembro, a partir das 14 horas, na Unemat.
A partir de hoje também iniciam os treinamentos para o eleitorado de Sinop, que é o quarto maior do Estado. Os 66.470 eleitores alistados no município poderão simular a votação em urnas disponibilizadas no cartório eleitoral e também em dois supermercados da cidade.
No dia da eleição também será permitido aos eleitores a tradicional cola, com o número dos candidatos escolhidos para presidente, senador, governador, deputado estadual e federal.