A 21ª Zona Eleitoral de Lucas do Rio Verde definiu quatro datas para realizar o treinamento para eleitores antes das eleições de outubro. A juíza eleitoral Leilamar Aparecida Rodrigues determinou que urnas sejam disponibilizadas em escolas do município para que todos os eleitores tenham acesso.
O trabalho visa orientar as pessoas sobre como proceder no dia da votação, por meio de uma votação simulada (com nome de artistas). A seqüência de votação deste ano será primeiramente para deputado estadual, seguido de deputado federal, senador, governador e em último, para presidente da república.
O primeiro treinamento será no dia 12 de agosto. No período da manhã, das 08 às 11 horas, nas escolas Anjo Gabriel e Olavo Bilac. À tarde, das 14 às 17 horas, na escola Dom Bosco e Caminhos para o Futuro. No dia 19 as urnas ficarão nas escolas Érico Veríssimo e Eça de Queiroz, pela manhã, e José de Alencar e Menino Deus à tarde.
Os treinamentos também acontecerão nas comunidades. No dia 26 será na escola Euclides da Cunha, na comunidade Itambiquara, e na escola Fredolino Vieira, na comunidade Groslândia. A escola São Cristóvão, na comunidade São Cristóvão será a última a receber a urna, no dia 02 de setembro, pela manhã.
Em setembro também acontecerão os treinamentos para os mesários convocados para trabalhar nas eleições. Serão 364 distribuídos nas 91 sessões eleitorais. No dia 05 de setembro será em Tapurah. No dia 06 de setembro em Itanhangá, às 10 horas, e Ipiranga, às 15 horas.
No município de Lucas do Rio Verde, que possui o maior eleitorado da comarca, com 18.5052 eleitores, serão duas etapas, nos dias 08 e 09 de setembro. A 21ª Zona Eleitoral possui mais de 30 mil eleitores distribuídos nos quatro municípios.