A Secretaria Municipal de Ação Social está realizando o curso de “Fabricação caseira de melado, açúcar mascavo e rapadura”, no Assentamento Jonas Pinheiro. Ao todo, 18 participantes serão beneficiados através da parceria Senar, Sindicato Rural e Prefeitura de Sorriso. O curso terá a carga horária total de 40 horas, sendo o encerramento nesta sexta-feira.
O curso faz parte da “Formação Profissional Rural”, do Senar, que é um processo educativo, não-formal, participativo e sistematizado, que possibilita a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes ao indivíduo, para o desempenho de uma ocupação. A formação profissional rural tem um caráter democrático. É vinculada ao mercado de trabalho, centrada numa ocupação, adequando-se ao nível tecnológico e volta-se para o alcance de melhorias da produtividade no trabalho, com resultados em ganhos (sociais, econômicos) para o produtor e trabalhador rural.
Através do curso os participantes serão habilitados a produzir melado, açúcar mascavo e rapadura para o consumo familiar e comercialização, pois são produtos cada vez mais procurados no mercado de consumo dos produtos naturais. Segundo a enciclopédia Delta Larousse, submetida ao simples processo de esmagamento, a cana fornece de 60 a 75% de suco doce e potável (garapa ou caldo de cana), rico em sais minerais e açúcares vegetais como glicose e sacarose.
A evaporação da garapa fornece um melado que, submetido a diferentes tratamentos, dá os diversos tipos de açúcar encontrados no comércio: refinado, cristal, mascavo, demerara, rapadura, etc. A Organização Mundial da Saúde –OMS, indica que se substitua o açúcar refinado pelo açúcar natural, tipo garapa, melado, rapadura ou açúcar mascavo, pois o melado é um dos alimentos que mais contém ferro na natureza.