PUBLICIDADE

Índios protestam contra asfaltamento da BR-163 hoje em Colíder

PUBLICIDADE

Índios da tribo Kayapó farão um protesto hoje, ao meio-dia em frente à prefeitura de Colíder, contra a pavimentação asfáltica da BR-163 até a divisa do Pará, que foi anunciada no dia 28 do mês passado pelo governo Federal. Os indígenas não aceitam o asfaltamento da rodovia, pois eles ainda não sabem como serão prevenidos incêndios ou invasões nos mais de 10 milhões de hectares, divididos em cinco terras indígenas, que ficam naquele território.

Os quase 4 mil nativos também estariam preocupados com o desmatamento das margens da rodovia, que abalaria o meio-ambiente onde vivem e estariam cobrando a apresentação de projetos de manejo (corte seletivo de árvores) daquelas áreas. Índios das tribos Kayabi, Apiakã e Panará também seriam prejudicados pelo asfaltamento, que passaria por áreas de suas reservas.

O cacique Kayapó Megaron Txucarramãe, administrador da Funai em Colíder, e uma das principais lideranças indígenas do país, é quem deve estar à frente do movimento. No último dia sete o cacique já havia feito essas reivindicações a prefeitura do município prometendo ações radicais caso não fosse tomado nenhum posicionamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta e caminhão colidem na 163 em Sorriso; um ferido

O acidente envolvendo um Iveco Daily 3510 branco e...

Detran-MT registra em 6 anos mais de 1 mil operações contra infrações no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito realizou, desde o início...
PUBLICIDADE