PUBLICIDADE

Alckmin lidera em Goiás aponta pesquisa

PUBLICIDADE

O tucano Geraldo Alckmin passou em Goiás o presidente Lula (PT) na corrida presidencial, segundo números da Pesquisa DM/Ecope. O candidato do PSDB aparece com 40,3%. O petista tem 31%. A reviravolta surpreende. Levantamento feito há cerca de um mês mostrava Lula com 42,3%, sendo que Alckmin tinha 25,8% das intenções de voto. Os dados mostram que o candidato do PSDB tomou eleitorado goiano do adversário. A candidata do PSol cresceu 4,4 pontos percentuais, que saiu de 5,9% em junho para 10,3% em julho.

Nenhum outro concorrente passa de 1% das intenções de voto em Goiás. A margem de erro da pesquisa, que ouviu 600 pessoas, é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos. Os dados apontam a polarização entre os dois grandes partidos do País. Cada um tem ao seu lado outras duas legendas no Brasil: PMDB apóia informalmente o PT e o PFL se coligou ao PSDB.

Além dos votos de Lula, Alckmin e Heloísa Helena cresceram no Estado com eleitores que antes seriam destinados ao deputado federal Enéas Carneiro (PRONA). Ele tinha 2,7% das intenções de voto, mas desistiu de concorrer por estar com câncer (leucemia). Outros dois candidatos desistiram, mas os votos foram diluídos entre os nomes que não haviam sido incluídos na pesquisa anterior: Rui Costa (PCO, 0,7%) e Luciano Bivar (PSL, 0,3%). José Maria Eymael (PSDC) caiu de 1,1% para 0,5%.

O índice de pessoas que estão decididas a não votar em nenhum dos candidatos registrados subiu de 9,4% para 10,2% – um sinal da insatisfação com os nomes apresentados. Os eleitores goianos estão mais decididos: em junho, 9% não sabiam em quem votar. Na pesquisa divulgada em julho, o índice cai para 5,8%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE