A partir de meados do mês que vem, a Justiça Eleitoral da 22ª Zona Eleitoral começa a convocação dos mesários que vão trabalhar nas mesas receptoras de votos em outubro. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, José Hamilton Pexe, somente em Sinop deverão ser convocados em torno de 740 mesários. “Estamos calculando cerca de 80 a mais do que na eleição do referendo, quando foram convocados 660, somente para Sinop”, explicou ele. A Zona Eleitoral também abrange Vera, Santa Carmem, Claudia, Feliz Natal e União do Sul.
Este ano a Justiça Eleitoral também implantou o projeto de mesário voluntário. Os interessados podem se inscrever no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou nos cartórios e postos eleitorais. Todas as fichas de inscrição serão encaminhadas à Coordenadoria de Desenvolvimento e Recursos Humanos do TRE. O setor envia as informações para os respectivos cartórios das cidades, onde os mesários serão convocados.
Em toda a 22ª Zona Eleitoral foram cadastrados 5.903 novos eleitores e o eleitorado passou de 86.562 para 92.465 pessoas. Sinop é o quarto maior colégio eleitoral do Estado. No ano passado, durante a eleição do referendo do desarmamento, foram distribuídos 25 postos de votação.