As tecnologias da integração lavoura-pecuária devem fazer parte da programação do ciclo de palestras da 18ª Expolucas – Exposição Agrícola, Comercial e Industrial de Lucas do Rio Verde – que acontece entre os dias 02 e 06 de agosto. A comissão organizadora está definindo as palestras e viabilizando, junto à Fundação Rio Verde, algumas atividades que estavam programadas para a 4ª edição do Entec$$ – Encontro Nacional de Tecnologias para Segunda Safra – que aconteceria em maio, mas foi cancelado em apoio ao movimento dos agricultores.
A superintendente da Fundação, Dora Ceconello, acrescentou que o objetivo é divulgar as pesquisas realizadas pela Fundação, que começaram a ser desenvolvidas em 2005, através do semi-confinamento de bovinos em pastejo nas áreas das culturas de segunda safra consorciadas com brachiaria rusisiencis e complementação a cocho. “Queremos colocar a disposição dos produtores os resultados das pesquisas, que são realizadas aqui”, destacou.
Segundo o presidente da comissão da Expolucas, empresário Joci Piccini, estão sendo preparados dois dias de palestras e algumas atividades de campo. Ele acrescentou que as expectativas para a feira são muito boas, já que há uma preocupação devido as dificuldades que o setor agrícola enfrenta, que resultaram no cancelamento da Expomutum, em Nova Mutum.
“Estamos tendo uma recepção muito boa do comércio local e esperamos vender todos os terrenos disponibilizados no parque”, acrescentou. As áreas para as empresas que querem expor seus produtos já estão sendo vendidas. No ano passado, foram aproximadamente 200 expositores.
Os shows e o rodeio, que também farão parte da feira, já estão confirmados. Serão três shows musicais: dia 02 – Rick e Renner; dia 04 – Tradição e dia 05 – KLB. Nas cinco noites de festa também serão sorteados dois carros e três motos, para quem adquirir a cartela. O rodeio premiará o vencedor com um carro 0km.