Os participantes da mesa-redonda que aconteceu sábado, em Sinop, e discutiu a “realidade ambiental da região”, apontaram a conscientização como instrumento mais importante para preservação do meio ambiente e desenvolvimento da região.
“É necessário mudar o pensamento de que é preciso destruir e derrubar para crescer”, disse José Geraldo Araújo, gerente do Ibama ( Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) em Sinop. O gerente também elogiou a iniciativa doa alunos da UFMT, em desenvolver este encontro. “Estes eventos geram uma melhora na comunicação entre os órgãos que participam dele, oq que corresponde a um melhor trabalho prestado a sociedade” disse.
O professor Fiorelo Picoli, da Unemat, também diz que é necessário a mudança de pensamento de toda a população sobre o modo de se tratar o meio ambiente. “Não se pode mais fazer hoje o que se fazia no passado. É necessário compreender que outros caminhos devem ser seguidos para que os recursos necessários para a evolução do município e da região não se acabem”, analisou.
O evento, que faz parte das comemorações da “Semana do Meio Ambiente” e foi desenvolvido pelos acadêmicos da Universidade, reuniu estudantes, engenheiros florestais, representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), do Sindicato das Industrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad) e do Ministério do Meio Ambiente.