Os instrutores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Sinop estão fazendo um curso de libras (comunicação através de sinais), desenvolvido pela prefeitura para atender melhor aos alunos com deficiência auditiva que fazem parte do programa.
A falta deste recurso estava dificultando a passagens de conteúdo para alunos com deficiências mais leves e impossibilitando a aprendizagem dos alunos com deficiências mais graves.
Hoje, o Peti atende a mais de 10 alunos que possuem algum nível de deficiência auditiva e os instrutores ainda não haviam recebido nenhum tipo de treinamento. As aulas, realizadas três vezes por semana, fazem parte do Serviço de Educação Especial
Desde o ano passado, mais de 100 professores da rede municipal de ensino e pais de alunos com deficiência auditiva já participam de um curso de libras, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação.
As escolas municipais atendem a mais de 30 alunos com a deficiência auditiva, além de outros 86 com outras deficiências.