Amanhã é o último dia para os pecuaristas de todo o Nortão vacinarem seus rebanhos de 0 a 2 anos, contra febre aftosa. A regional do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) de Sinop, já registrou a imunização de aproximadamente 30% do rebanho do município, estimado em 31.039 cabeças. Das 896 propriedades registradas, 236 já declararam a vacinação no órgão.
Conforme o instituto, os pecuaristas têm até o dia 10 de junho para comunicarem a vacinação dos animais. A previsão é que os números aumentem a partir de hoje. No ano passado, o município atingiu 99,24% do rebanho e este ano deve alcançar esse índice. Após o vencimento do prazo para comunicação, fiscais do Indea visitarão todas as propriedades e os pecuaristas que não imunizaram os animais serão notificados e ficarão impedidos de transportar o rebanho, além de serem multados.
Esta é a segunda etapa da vacinação contra febre aftosa no Nortão. A primeira, destinada à bezerros de 0 a 12 meses, aconteceu em fevereiro. 99,36% do rebanho de 19.425 cabeças foi imunizado. A última etapa da campanha será em novembro, para todas as idades. O maior rebanho do Nortão está no município de Juara. De acordo com o Indea, 384 mil cabeças devem ser vacinadas até quarta-feira no município. No ano passado, 386 mil receberam a vacina contra aftosa.
Mesmo sem registrar casos da doença há alguns anos, a vacinação contra febre aftosa acontece todos e atinge todos as idades. O controle visa evitar que focos sejam registrados no Estado, resultando em sérios prejuízos para toda a região. No ano passado alguns focos foram confirmados em propriedades em Mato Grosso do Sul. Milhares de animais foram sacrificados e os prejuízos atingiram todo o país, com o embargo da carne brasileira por alguns importadores.