A Guarda Municipal de Trânsito de Sinop já aplicou aproximadamente 5 mil notificações este ano. Segundo o coordenador do órgão, Jair Gonçalves, foi constatada uma média de 700 multas aplicadas por mês, sendo cerca de 25 notificações diárias.
As infrações mais registradas são referentes a documentação e a área de maior incidência foi a central, que também é o local de maior ação da guarda. “Nós atuamos mais intensamente na área central porque é onde se concentram a maior movimentação de veículos da cidade e também porque todo cidadão, mesmo sendo morador de um bairro afastado, acaba passando por aquele local, ao menos uma vez por dia”, justifica Jair.
Ele também lembra que, mesmo sendo um número alto de notificações, a intenção maior da guarda é conscientizar os condutores e não a aplicar multas. Segundo ele, o valor arrecadado com estas notificações não chega nem a suprir os gastos da Guarda Municipal, sendo que as multas são apenas um meio de advertir o condutor.
“Nós também oferecemos palestras a toda empresa, escola ou associação que entre em contato com a secretaria de trânsito”, conta.