Os produtores vão continuar os bloqueios na BR-163 na região Norte. Em Lucas do Rio Verde, o ritmo dos manifestos será reduzido até o próximo dia 25 quando o governo deve lançar novo pacote de medidas para conter a crise na agricultura. O bloqueio, que começou há cerca de meia hora, é geral e automóveis com crianças passam. Os demais ficam parados nas filas. A interrupção no tráfego esta manhã deve durar aproximadamente uma hora e meia. Semana passada, cargas chegaram a ficar retidas por até 4 dias, em Lucas. “Vamos continuar nossa mobilização. O governo não vai nos vencer no cansaço e, se vier um pacotinho de medidas, nossas manifestações devem aumentar”, disse, ao Só Notícias, um integrante da comissão de produtores que coordena os manifestos.
Produtores de Sinop, Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde vão se reunir hoje para decidir os próximos passos do “Grito do Ipiranga”. Neste momento, os bloqueios na região Norte são apenas para caminhões e carretas carregados com soja, arroz, milho e algodão, além de insumos.
Em Nova Mutum, o tráfego foi liberado totalmente, inclusive para cargas de grãos e insumos. Em Lucas, Sorriso e Sinop cargas agrícolas não passam. Dezenas de empresas já estão sem soja e arroz, por exemplo, para serem industrializados.
(Atualizada às 09:21hs)
Leia também:
Retomar renda e negociar dívidas estarão entre medidas do Plano de Safra, diz Lula
Maiores efeitos da crise serão sentidos no próximo semestre, alertam governadores>
Governadores cobram de Lula prorrogação de dívidas, preços mínimos e desoneração
Novas medidas não saem mas produtores liberam BR-163 no Nortão