O número de veículos que circulam em Lucas do Rio Verde aumentou 10% no ano passado. Conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o município tem a 11ª maior frota de Mato Grosso, com 10.873 veículos. A grande maioria entre automóveis e motos, que representam 6.831 da frota. Em 2004, eram 9.867.
Mas, mesmo com o aumento na frota, o número de acidentes tem diminuído nos últimos anos. É o que destacou o presidente do Conselho de Segurança e coordenador da Guarda Municipal de Lucas do Rio Verde, Elizeu Sávio Diniz. “Nós tínhamos sérios problemas de acidentes que poderiam ser evitados”, enfatizou.
Segundo Diniz, a Guarda de Trânsito, que atua no município há cinco anos, intensificou as campanhas e blitze de orientação. “Inicialmente mobilizamos os trabalhos nas saídas das escolas, onde há grande tráfego de crianças”, destacou. Cerca de seis campanhas são realizadas mensalmente, em pontos estratégicos, para conscientizar os motoristas.
“O que mais tem gerado notificação é o uso de celular e a falta de cinto pelos condutores”, citou, sobre as cerca de 40 notificações que são emitidas mensalmente aos condutores. “Estamos tendo resultados positivos na integração com Polícia Militar e Civil, e exigimos muito o respeito ao cidadão”, concluiu.
Atualmente 13 guardas realizam os trabalhos orientativos.