O tráfego para centenas de carretas e caminhões que estão parados na BR-163, em Lucas do Rio Verde, será liberado até a meia-noite. Eles estão parados, há 4 dias, no bloqueio feito por produtores, que cobram mudanças do governo Lula na política econômica que tem causado muitos prejuízos para agricultores, levando milhares deles à falência. Hoje de manhã, os produtores liberaram o tráfego de comida, bebidas, hortifrutigranjeiros, dentre outros produtos. Porém, os manifestantes decidiram não liberar as cargas de combustível que seguirão para as cidades de Sorriso, Sinop, Alta Floresta, Guarantã do Norte, dentre muitas outras cidades.
Em algumas cidades, como Sinop e Alta Floresta, determinados postos já estão sem combustível. Em pelo menos 4 distribuidoras o estoque está no fim.
No domingo, em Sorriso, os produtores de Nova Mutum, Lucas, Sorriso, Sinop, Ipiranga do Norte e demais cidades vão se reunir para decidir os próximos passos dos protestos que entrarão na quarta semana. A tendência é dos protestos serem ampliados. “A medida anunciada hoje (liberação de R$ 1 milhão para a soja visando garantir preços mínimos) não é suficiente para resolver os problemas da maioria”, afirmou, ao Só Notícias, o presidente do Sindicato Rural de Lucas, Helmute Lawisch.
Hoje, o juiz federal Julier Sebastião da Silva concedeu a segunda liminar, a pedido da União, para serem retiradas as máquinas das rodovias federais de Mato Grosso, encerrando os bloqueios gerais.