Agricultores voltam a bloquear a passagem de caminhões e carretas carregados com grãos e insumos agrícolas na BR-163, em Nova Mutum, a partir das 13 horas. A decisão foi tomada hoje de manhã. Desde ontem, às 16 horas, a rodovia estava totalmente liberada, depois de muitos tumultos entre produtores e caminhoneiros, que chegaram a se confrontar. Três pessoas ficaram feridas.
Mas os bloqueios não devem parar. Mesmo com a medida apresentada hoje de manhã pelo Governo Federal, garantindo o preço mínimo para a soja, liberando R$ 1 bilhão para a comercialização do produto, as manifestações continuam.
Produtores ameaçam interditar totalmente a rodovia a partir de segunda-feira, em Nova Mutum. Na terça-feira milhares de agricultores, de todo o país, devem ser reunir em Brasília, apoiando uma reunião entre governadores de vários Estados, que tem o agronegócio como principal atividade, com o presidente Lula.
O setor aguarda o anúncio do pacote agrícola pelo Governo Federal, no próximo dia 25. Até lá, mobilizações continuarão sendo feitas. Em Sinop está liberado o tráfego de cargas que chegam em Sinop, mas não passam caminhões e carretas que seguem em direção a Sorriso. Em Sorriso e Lucas do Rio Verde o bloqueio é somente para cargas de grãos e insumos.