Tiros para o alto foram disparados, há poucos minutos, na BR-163, em Nova Mutum para evitar um novo início de tumulto entre caminhoneiros e agricultores, que estão concetrados no trevo de acesso a cidade. Neste momento estão no local cerca de 80 soldados, entre policiais militares, Policia Rodoviária Federal, Policia Federal e Corpo de Bombeiros. Hoje de manhã, conforme Só Notícias já informou, caminhoneiros e agricultores entraram em confronto. 3 pessoas ficaram feridas. Um agricultor pegou uma pá carregadeira e destruiu a cabine de um caminhão que estava parado no bloqueio. A confusão começou porque os caminhoneiros queriam passar e os agricultores impediam.
O reforço na segurança em Nova Mutum é resultado de solicitação feita na manhã de hoje pelo prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta à Casa Militar. A atitude foi tomada depois que caminhoneiros e produtores rurais entraram em confronto. Houve um tumulto generalizado que resultou em danos materiais e lesões corporais.
“A nossa preocupação era com o restante da população, que está desprotegida enquanto o efetivo da cidade tentava evitar novos conflitos na BR”, explicou Adriano.
Neste momento os solados formam uma barreira em meio a BR-163, no trevo de acesso a cidade. De um lado estão os agricultores e do outro os caminhoneiros. O trânsito ainda continua totalmente bloqueado e a presença de mais policiais deve evitar uma nova tentativa de furo a barreira e consequentemente tumulto.
Um caminhão, indignado e revoltado por estar há muito tempo sem entregar sua carga e ficar sem dinheiro, ameaçou atear fogo ao próprio corpo.
A informação que se tem é de quem o trânsito deva ser liberado logo mais às 16:00hs, a exemplo do que já aconteceu em Sorriso e Sinop, menos para caminhões carregados com soja, arroz, milho e insumos.