Prossegue hoje em Sinop o bloqueio na BR-163, pelo movimento dos produtores rurais e caminhoneiros, que protestam contra a política econômica e agrícola do governo Lula. Só Notícias apurou que estão sendo retidas somente cargas com grãos e insumos agrícolas. Um dos organizadores disse que até o dia 09, prazo estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para enviar uma resposta para as reivindicações dos agricultores, serão retidos apenas produtos agrícolas.
“A partir desta data vamos reter tudo. Acredito que vamos deixar passar apenas madeira, já que é muito importante para a região e ainda está se restabelecendo”, disse. Também está prevista uma reunião com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, no próximo dia 09, mas os agricultores cobram um encontro com o presidente Lula e com a ministra Dilma Rosseuf (Casa Civil). “Já fizemos tantas reuniões anunciando a crise. Temos que falar com quem resolve”, enfatizou o agricultor.
O movimento, iniciado no município de Ipiranga do Norte, há quase 20 dias, já ganhou proporção em outras regiões do país, e vai resultar no segundo tratoraço, no próximo dia 16, em Brasília, onde produtores de todo o país devem se reunir no Congresso Nacional, para cobrar soluções para a crise no setor.