Chegou agora há pouco, em Lucas do Rio Verde, o assessor do Ministério da Agricultura, Sílvio Farnese e está reunido com lideranças do movimento ‘Grito do Ipiranga'(agricultores que estão protestando contra a política econômica) com prefeitos de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, dentre outros líderes. A chegada do assessor foi tensa. Produtores vaiaram Farnese, que teve que ser retirado do local do manifesto, na BR-1613, onde produtores bloqueiam o trafego de caminhões carregados com a soja e insumos agrícolas. A reunião foi transferida para o gabinete do prefeito. Os produtores e prefeitos entregarão ao assessor uma pauta de reivindicações. Entre elas a mudança cambial para o dólar deixar de derrubar ainda mais os preços dos produtos, a redução dos preços dos combustíveis, conclusão imediata da BR-163, redução das taxas de juros e a definição do preço mínimo dos produtos agrícolas.
O movimento dos produtores continua em toda a região e está se expandindo para outros Estado, em que o transporte de grãos e produtos agrícolas estão sendo bloqueados nas rodovias. Acessos a armazéns de grãos também estão sendo trancados.
Hoje de manhã, mais de mil pessoas, entre produtores, autoridades locais, empresários e trabalhadores, participaram de um manifesto na avenida Julio Campos, em Sinop, até a agência do Banco do Brasil, entregando um caixão do agronegócio à gerência do banco. Foram momentos de muita tensão. Cerca de 5 toneladas de arroz também foram distribuídos.
Em Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum os protestos continuam. Em Lucas do Rio Verde foi queimada mais uma máquina agrícola hoje de manhã. Esta já é a sexta máquina (cinco colheitadeiras e um trator).