Desde janeiro, de acordo com o relatório da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento 70 casos de dengue foram notificados em Nova Mutum.O número alarmante está sendo descartado após a apuração das análises clínicas. Deste montante 17 casos eram de evolução pura, mas após analises laboratoriais 10 deles não constaram à contaminação pelo mosquito.
No ano passado, entre os meses de janeiro e novembro, foram 132 notificações e 57 casos confirmados. No início do mês de dezembro, o município registrou um número expressivo de casos apenas notificados, mas conseguiu contornar a situação, após serem intensificados trabalhos e as visitas em cerca de 7 mil residências na cidade.
Segundo o secretário Municipal de Saúde, João Batista, o número de registros notificados nos dois últimos meses deve-se às orientações feitas através de campanhas elaboradas pela Secretaria, com o intuito de orientar as pessoas a realizar a consulta mesmo que não seja confirmada a doença. “Nosso objetivo é prevenir e atender da melhor forma possível os munícipes, dando aos mesmos uma segurança quando se fala em saúde”, explicou.
A redução no índice de casos notificados é esperada agora não só no município de Nova Mutum como em toda a região com o término das chuvas. No final de março e início de abril, houve um período intenso de chuvas o que pode ter ocasionado o aumento de registros. Outro fator que contribui para o crescimento das infestações é a quantidade de lixos jogados em terrenos baldios e é neste sentido que a Secretaria Municipal também intensificou os trabalhos para que isso não acontece-se.