O feriado de sexta-feira foi movimentado na Escola Jorge Carlos Ferreira, na comunidade Pontal do Marape (150 km de Nova Mutum). Os moradores chegaram logo cedo para participar do Mutirão de Cidadania, promovido pela Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social. Entre os serviços disponibilizados estava a confecção de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Titulo de Eleitor, o Alistamento Militar, encaminhamento de beneficio previdenciário e Cadastro Único.
No local também foi disponibilizado informações sobre aposentadoria, auxilio doença e auxilio maternidade através do INSS; realizadas palestras de educação, saúde e atividades esportivas. A equipe de saúde disponibilizou ainda todas as vacinas do calendário básico para crianças e adultos, assim como vacina contra gripe em idosos, fez verificação de pressão arterial e falou sobre higiene alimentar, tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão e planejamento familiar.
De acordo com a primeira dama e secretária municipal de Ação e Promoção Social a Marinês Pivetta, o Mutirão de Cidadania é uma maneira de facilitar o acesso da comunidade a serviços essenciais. “Essas pessoas precisariam deslocar-se até a cidade mais de uma vez para conseguir fazer seus documentos, ou mesmo ter acesso às informações que foram disponibilizadas. Com o mutirão ocorre o contrário, pois os serviços são levados até a comunidade, que é atendida gratuitamente e com exclusividade”, explicou.
A confecção do Título de Eleitor, transferência e regularização eleitoral foram os serviços mais procurados durante o mutirão. Mais de 200 pessoas procuraram à equipe do Cartório Eleitoral que estava no local. Confira os números de atendimentos realizados:
– Carteira de Identidade: 30
– Carteira de trabalho: 16
– Alistamento Militar: 08
– Beneficio Previdenciário: 15
– Cadastro Único: 21
– Certidão de Nascimento: 03