A BR-163 em Sinop foi bloqueada por agricultores há cerca de 5 minutos e até às 10:00hs a interrupção no tráfego será geral para automóveis, ônibus, motos, caminhões e carretas. A partir das 10:00hs a pista será liberada e o bloqueio será restrito para caminhões e carretas carregados com soja destinados para indústrias ou para exportações, carregados com milho cujas cargas são para outros Estados. Cargas de arroz para outros Estados não serão liberados, exceto as que se destinam para cidades em Mato Grosso.
Os agricultores sinopenses colocaram três máquinas na pista. Só ambulâncias passam. Uma viatura da PM com soldados que saíram do presídio sinopense e viajariam para Rondonópolis também não foi liberada pelos manifestantes.
Neste momento há cerca de 50 produtores na rodovia orientando os motoristas dos objetivos do protesto e buscando apoio deixando claro que a crise também está tendo reflexos diretos no comércio, prestação de serviços e outros segmentos da economia.
Em Lucas do Rio Verde, os produtores colocaram tratores em frente a todas as agências bancárias da cidade: Banco do Brasil, Bradesco, HSBC, Basa e da cooperativa Sicredi Verde) como parte do movimento ” Grito do Ipiranga” que terá também o bloqueio geral na BR-163 até às 10:00hs hoje e, posteriormente, bloqueio de caminhoes carregados com soja, arroz, milho e produtos da cadeia do agronegócio. O protesto é contra a política econômica do Governo Federal devido ao baixo preço da soja e outros produtos, altos custos de produção, altas taxas de juros e outras questões que estão causando quebradeira generalizada de produtores.
Em Sorriso, campeão brasileiro na produção de soja, o bloqueio iniciou com aproximadamente uma hora de atraso, na altura do Posto 2000 e também será geral até às 10:00hs, bem como em Lucas do Rio Verde. Em Sorriso é registrada uma grande adesão de agricultores ao protesto. Cerca de 300 estão concentrados neste momento no local onde o tráfego foi interrompido.
Em Itanhangá os produtores bloquearam o tráfego na rodovia de acesso a Lucas do Rio do Verde. Em Ipiranga do Norte, onde o movimento começou, o acesso a armazéns também está impedido.
As reivindicações dos agricultores, na Carta do Ipiranga, são:
Reivindicações:
1) Normatização imediata da “MP da Agricultura”.
2) Política Agrícola clara e de longo prazo
3) Mudança na política cambial – diminuição de taxa de juros já.
4) Liberação imediata de recursos para compra de milho (AGF)
5) Credenciamento urgente de novos armazéns na região
6) Criação de bônus de transporte (equalizar o custo de produção e preço pago pelo mercado).
7) Desoneação do óleo diesel ( CIDE,PIS.COFINS, ICMS).
8) Implementar alteração no FAT GIRO RURAL – contemplando maior prazo e o financiamento direto ao produtor de todos os insumos, inclusive óleo diesel, prever o re- financiamento de CPR e CPRF emitidas junto as instituições financeiras.
9) Atualização dos preços mínimos para garantir a renda mínima ao produtor disponibilizando a opção de equivalência produto nas contratações de novos financiamentos.
10) Bio combustível- implementação imediata do bio-diesel B-8 e regular o uso de bio-combustível a nível regional permitindo o utilizar puro ou em mistura por parte do produtor.
11) Implementação do seguro rural que garanta a renda ao produtor
12) Desoneração da carga tributária dos insumos.
13) Manter e fortalecer o plano de asfaltamento da BR-163 ( até o porto de Santarém)
14) Definir sob condições viáveis o plantio da próxima safra
(Atualizada às 09:21hs)
Leia também
Agricultores iniciam daqui a pouco bloqueio geral na BR-163 no Nortão
Agricultores fecham bancos em Lucas R.Verde. Bloqueio na 163 começa em instantes
Produtores do Nortão elaboram a “Carta do Ipiranga” com 14 reivindicações para o governo
Agricultores não decidiram se também fecharão bancos em Sinop