Em média 10 empresas estão sendo vistoriadas por dia pelo Corpo de Bombeiros em Sinop. As vistorias começaram a ser realizadas no mês de janeiro, quando também iniciou o período de pagamento do alvará de funcionamento para estabelecimentos comerciais, industrias e prestadores de serviços do município.
Segundo o comandante da corporação, major Átila Vanderlei da Silva, o certificado de vistoria dos bombeiros é exigido para todas as empresas, quando renovam o alvará junto à Prefeitura Municipal.
Durante a vistoria é verificado se as empresas possuem os equipamentos de segurança exigidos, como extintores de incêndio e hidrantes (caixas com mangueiras, caso ocorra incêndio no estabelecimento). Caso os estabelecimentos não estiverem de acordo com as exigências, serão notificados e só após apresentar os equipamentos receberão o laudo.
As expectativas são de que este ano o número de empresas vistoriadas aumente, já que é uma das exigências para renovar o alvará. A partir do mês de junho, os estabelecimentos que não solicitarem a vistoria, passarão por uma fiscalização in loco e podem ser interditadas, caso não apresentem os equipamentos exigidos.
No ano passado cerca de 40% das empresas sinopenses foram vistoriadas.