Com a finalidade de discutir qual a estrada de acesso à região terá prioridade de investimentos, prefeitura e câmara de vereadores de Sapezal realizarão uma audiência pública no município.
Produtores rurais e o prefeito da cidade, César Maggi, estiveram reunidos ontem com o governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Infra-Estrutura, Vilceu Marchetti, para discutir o assunto.
No período das chuvas, as estradas que dão acesso ao município ficam intransitáveis e os motoristas que se arriscam ficam vários dias atolados. Este ano a Polícia Rodoviária interditou por várias vezes a estrada. A BR-364, com 140 km que liga a cidade ao entroncamento com a MT-170, no município de Brasnorte e outra saída que encurta o caminho até a Capital do Estado em cerca de 135 km, mas passa por dentro da Reserva Indígena dos Parecis e não é legalizada, são as duas rodovias mais utilizadas.
Uma outra opção é a estrada que liga Sapezal a Comodoro, no entanto o motorista tem que fazer um percurso de 280 km.
“Nós temos a questão legal da reserva indígena, onde temos uma estrada de fato, mas não de direito”, explicou o prefeito. Devido à questão legal, o prefeito e produtores rurais acreditam que o investimento viável é a terraplanagem e depois a pavimentação da BR-364. “Faremos a audiência pública para que a população decida. Sabemos que hoje por Brasnorte é 135 km a mais, mas é uma estrada ‘legal’, na qual poderemos trabalhar após o período de chuva”, informou o prefeito.
Paulo Sachetti, presidente da Associação dos Produtores da Linha Norte, também é a favor da pavimentação da BR 364, apesar de aumentar em 135 km a distância para Cuiabá mas, segundo ele, “dificilmente terá impedimento legal”.
Já foram conveniados para serem asfaltados 104 km da BR-364 por meio do consórcio rodoviário. Neste trecho já está licitada a pavimentação de 55 km, sendo que 30 km já foram concluídos. O secretário de Estado de Infra-Estrutura, Vilceu Marcheti, explicou que os 25 km restantes foram interrompidos devido à chuva e à crise no setor agrícola, que impossibilitou os agricultores de fazerem o investimento correspondente. O trecho total de Sapezal até o entroncamento com a MT-170 é de 140 km. “Estes 110 km restantes, em princípio a idéia é levantar, cascalhar a estrada e deixar a base para o asfalto que será realizado pelo convênio”, disse o prefeito. A parceria envolve as prefeituras de Sapezal, Brasnorte, produtores rurais da região e Governo do Estado.